Sobre

Meu nome é Hêider Aurélio Pinto, nasci em Minas e conclui o curso de medicina em Recife. Durante a graduação, fui do movimento estudantil, com destaques para a atuação no grande Diretório Acadêmico Josué de Castro, no DCE Paulo Freire e na coordenação geral da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), além de ter sido vice-presidência da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (CINAEM).

Já atuei na atenção à saúde, na educação, no controle social e na gestão do SUS (nas três esferas de governo). Em Aracaju fui médico de família, apoiador institucional e pedagógico, preceptor da graduação em medicina, preceptor e tutor da residência (médica e multiprofissional). Na Bahia fui Diretor de Atenção Básica do Estado e um dos fundadores e primeiro Diretor Geral da Fundação Estatal de Saúde da Família (FESF-SUS). Em Brasília já fui consultor, já atuei para a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), fui Diretor do Departamento Nacional de Atenção Básica e Secretário da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, ambos do Ministério da Saúde. Atuei e atuo como autor e docente de vários processos de pós-graduação, sou membro da Comissão Interinstitucional de Orçamento e Financiamento do Conselho Nacional de Saúde e atuo como apoiador e consultor de várias instituições.

Minha especialização e meu mestrado foram em Saúde Coletiva, sempre estudando e analisando políticas de saúde, daí que estou agora fazendo doutorado na UFRGS em Políticas Públicas (que reúne Sociologia, Ciência Política e Antropologia com Administração, Direito e Economia).

Sou pai de duas meninas incríveis, sempre fui de esquerda e uma pessoa apaixonada pela vida e pela possibilidade de fazer desse país e desse mundo um lugar de bem viver para todas e todos com uma democracia ampla e de alta intensidade incluindo não só a dimensão política, mas também a econômica, cultural, cognitiva, social etc.

Essa Página/Blog tem a intenção de reunir em um lugar de fácil acesso o que tenho produzido atualmente e que acho que pode ser importante compartilhar.

Espero que gostem, que debatam, que me ensinem muita coisa e que o que está aqui ajude a refletir e agir. Mais do que nunca precisamos tanto de crítica e atitude quanto de amor, generosidade e solidariedade.

Anúncios